21 de jan. de 2009

A melhor idade para seu filho fazer cada coisa até os 2 anos

Descubra o momento certo de a criança sentar, andar, dançar...

Cada criança tem o seu ritmo. Algumas andam com 10 meses, outras só dão os primeiros passos bem depois da festinha do primeiro aniversário. Mas as comparações são inevitáveis. "Sua filha já bate palmas? O meu já consegue desmontar e montar o controle remoto!" É comum a ansiedade dos pais quando se trata do progresso dos filhos. E surgem dúvidas. CRESCER conversou com dez especialistas para montar esta tabela. As idades são só uma referência.
E nunca é demais lembrar: demora nem sempre quer dizer problema. O apresentador de TV Jô Soares só começou a pronunciar algumas sílabas com 2 anos. "Em compensação, nunca mais parei", brinca.


Confira a tabela de desenvolvimento para cada atividade:

Sentar - 7 para 8 meses
A estrutura do quadril só estará firme aos 7 meses. Primeiro, o bebê precisará de um apoio. Com o tempo, conseguirá sentar-se sozinho. Depois dos 10 meses, se ele não sentar, pode haver algum problema no seu desenvolvimento.

Engatinhar - 9 meses
Essa atividade não é obrigatória. Depois de sentar, a criança descobre novas maneiras de se movimentar, engatinhando ou andando com apoio.

Andar - 10 a 18 meses
A criança tem mais firmeza na coluna e consegue manter o equilíbrio. Por isso, imitando os pais, ensaia os primeiros passos. Ela deve ser incentivada. Se os adultos demonstrarem medo a cada movimento, ela não arriscará.

Dançar (com ritmo) - 1 ano
Desde os primeiros meses de vida, o bebê pode desenvolver um senso rítmico. Depois que começa a andar, seu balanço torna-se seguro e mais parecido com a dança propriamente dita.

Falar - 1 para 2 anos
Falar requer um longo aprendizado. Quanto mais os pais conversarem com os filhos, mais estarão ajudando no desenvolvimento de sua fala. Entre 2 e 8 meses, a criança solta sons guturais. Depois, fala sílabas simples, como "ma" e "pa", que exigem apenas a movimentação dos lábios. Por volta de 1 ano e meio, é capaz de formar pequenas frases. Se até os 2 anos não falar, é hora de procurar um especialista.

Empilhar cubos, lidar com brinquedos de encaixar, pintar com os dedos - Entre 1 ano e meio e 3 anos
Com cerca de 1 ano e meio, a criança já tem habilidade para empilhar e encaixar brinquedos -- e deve ser estimulada, pois esse treino vai ajudar em movimentos futuros, como segurar corretamente um lápis. Nessa época, ela também consegue enfiar os dedos na lata de tinta. Mas levá-los ao papel, e não à boca, exige uma coordenação motora que só virá depois dos 2 anos.

Nenhum comentário: